Na história moderna, o cuidado com o cabelo e a barba continuou tendo grande importância entre os homens e para a sociedade. Com o avanço da tecnologia e modernização, o instrumento para barbear passou a ter mudanças.
No final do século dezoito, o cutileiro e inventor francês Jean-Jaqcques Perret desenvolveu a primeira navalha com segurança simplesmente ao colocar um pedaço de madeira esculpido à volta da lâmina. Perret não patenteou o invento e os subsequentes inventores melhoraram o instrumento.
Em 1880, a ferramenta passou a ter o famoso for mato “T” com a invenção dos irmãos Kampfe.
Com esse novo formato e uma bainha de metal acima da lâmina, os profundos cortes, que eram comuns acontecer com os outros apetrechos, foram evitados.
Em 1895, o inventor americano King Camp Gilette deu início à criação das lâminas de barbear descartáveis. O projeto foi estudado e aprimorado ao longo de oito anos até que a venda dos primeiros 51 produtos foram comercializados. Tal novidade facilitou a rotina de manter a cara limpa e ficou popularmente conhecida até hoje como Gilette.
Com o aparecimento das lâminas descartáveis, os homens – por praticidade e economia – deixaram de frequentar as barbearias, o que levou à queda do número desses estabelecimentos, dando popularidade aos famosos salões de cabeleireiro voltados para o público feminino.
Os homens perderam espaço nos salões, tanto na profissão quanto na clientela, e, com a necessidade de resgatar um local para os intermináveis bate-papos sobre política, esporte e os mais diversos assuntos do interesse masculino, o ressurgimento das barbearias se deu no século 21.
A valorização e o resgate de um espaço específico para o público masculino são evidentes nas barbearias que estão em atividade e sendo inauguradas recentemente. Ainda podem-se encontrar as barbearias tradicionais, que preservam as peculiaridades dos estabelecimentos antigos, com poucos móveis, sem sofisticação e somente com o necessário para atender o seu cliente, mas com muito zelo e disposição por parte do profissional para servir seu cliente, que, muitas vezes, se torna seu amigo e confidente.
Já nas mais recentes inauguradas barbearias, um novo conceito está sendo adotado. Além do que se encontra na barbearia tradicional, os novos estabelecimentos contam com um espaço estilizado e idealizado para também entreter o seu público com jogos, bebidas, charutos e entre outros.
As barbearias voltaram com esse novo conceito, agora os homens têm de volta um espaço singular às suas necessidades, não só para manter o visual.