Páginas

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Tipos de Tesoura

Essa ferramenta do cabeleireiro é essencial na mudança porque ajuda a definir as madeixas e deixar os fios com o caimento ideal para seu tipo de fio e rosto. Utilizar a tesoura correta garante melhor acabamento e mais agilidade nos procedimentos

Tesoura Fio navalha



É a tesoura mais versátil, pois serve tanto para cortes retos, como repicados. Excelente para fazer acabamentos desfiados e conceder leveza aos cabelos. Como o próprio nome diz, são as mais afiadas, usadas para desfiar, fazer repicados nos cabelos e podem ter “potências” diferentes de acordo com a lâmina, desfiando de 10% a 30% ou 50% em outros modelos.

Tesoura Fio Laser



Proporciona cortes mais precisos. Não deve ser usada para desfiar os cabelos, pois ela repuxa os fios. A tesoura fio laser é para cortes de precisão, que precisam ficar impecáveis, como os cortes retos.

Tesoura Desbastadeira


Usada somente para finalizações de pontas ou mais próximas da raiz, em qualquer tipo de corte. A tesoura debaste tira o volume dos cabelos – desejo principal de muitas mulheres com madeixas crespas e cacheadas A tesoura dentada pode ser usada tanto por homens como por mulheres, vai depender da quantidade de ‘dentes’ da ferramenta. As tesouras com mais ‘dentes’ são aconselhadas para quem tem cabelos curtos porque distribuem melhor o corte e fazem aquele acabamento batido.

Os três tipos principais de tesoura podem ser usados em um mesmo corte, um para a estilização e outro para o acabamento, ou mesmo para áreas diferentes do cabelo, como uma franja reta com a extensão dos fios repicados. Além dessas variações, é possível encontrar também no mercado a tesoura térmica, que corta com uma lâmina aquecida entre 110°C e 150°C, o que sela as pontas das madeixas e promete manter o estilo por mais tempo. Outras têm modelos diferentes, como a versão com encaixe giratório para os dedos, o que facilita o manuseio durante o corte.